Prece da Saudade: Dia de Finados

Os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua realizará, às 19h do próximo dia 2 - Dia de Finados - a Prece da Saudade em homenagem a todos os irmãos que desencarnaram. A prece é um dos maiores alentos e a melhor forma de homenagear os entes queridos que partiram para o plano espiritual.


Ensina-nos Allan Kardec, no Livro do Espíritos:

"A morte, para os espíritas, é a exaustão dos órgãos, da matéria. É necessária porque com a morte a matéria se decompõe, sendo possível formar novos seres. A vida é a matéria, animada pelo princípio vital que tem como fonte o fluído universal. É ele que dá atividade à matéria inerte.A quantidade deste fluído segundo as espécies e não é sempre igual em um mesmo indivíduo. Essas diferenças permitem um intercâmbio deste fluído entre os seres humanos, possibilitando, em casos especiais, o impedimento da morte de uma pessoa.Ao romperem-se os laços, a morte da matéria permite ao espírito recuperar a sua liberdade e sua identidade, conservada pelo perispírito, seu corpo etéreo."

Comentários

creusa braga disse…
Independente do nosso segmento religioso, a morte é algo sempre muito doloroso. Dependendo dos nossos laços afetivos com aquele que parte, temos a sensação de que um pedaço de nós morreu junto com o nosso ente querido. A filosofia espíritualista, e assim me refiro para que saibam que não apenas os seguidores da doutrina kardecista deteem esse entendimento, nos trás um grande alento nesse difícil momento que, infalivelmente, teremos que passar. Nessas famílias vemos menos desespero no momento de sepultar os corpos de seus mortos. A ida dessas pessoas aos cemitérios, no dia de finados, também não tem muito sentido. Na minha visão, deve-se ir ao cemitério em qualquer dia que sintamos vontade, ocasião na qual possamos zelar pelo local onde estão guardadas apenas as nossas lembranças e nada mais. Externar a nossa dor com lágrimas e revolta pela separação, às vezes precoce, se nos consola e alivia, causa grande dor e retrocesso a quem tanto amamos. A morte é uma separação e não o fim de tudo.

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu