SALVE OGUM! PAI, GUERREIRO E PROTETOR


Salve Jorge!
Salve Ogum!
Salve todas as falanges de Ogum!
Salve o povo de Ogum

Hoje é o Dia de Ogum, sincretizado como São Jorge na Umbanda. É um orixá guerreiro, bondoso, justo, dinâmico, entusiasta, era empreendedor, cheio de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel. Senhor da guerras e das boas batalhas, dos metais, da agricultura, dos caminhos e da tecnologia.

É um orixá muito popular, seja nos terreiros de Umbanda e Candomblé, seja entre os fiéis católicos. No Rio de Janeiro, onde umbandistas e candomblecistas compõem uma parcela expressiva da população, é praticamente feriado. No restante do país não é muito diferente.

Hoje é dia de saudar Ogum. Nos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua, este grande guerreiro tem enorme expressão entre todos que lá estão. Foi por intermédio de um mentor da falange de Ogum — senhor Ogum da Floresta — que a casa se ergueu 49 anos atrás.

Nos Caminheiros, a homenagem a Ogum ocorreria no domingo passado (21/4). Mas a pandemia do coronavírus impediu a casa de cantar, bater palmas e trazer ao terreiro a curimba dos mentores da falange de Ogum. Lamentamos. Nosso coração chorou ante a peste que impossibilitou festejar Ogum, mas em nada diminuiu nossa fé. Ao contrário. Os caminheiros têm convicção de que a falange, um dos pilares da casa, estava com cada um dos seus médiuns e sentiu o nosso abraço de gratidão pelas muitas bênçãos que recebemos diariamente desse indescritível orixá.

Temos a convicção de que suas espadas e escudo estão erguidos em defesa da dos caminheiros, de cada filho e filha de fé. Temos a certeza que os grande guerreiros da falange de Ogum estão de prontidão a nos defender de todos males e nos abastecendo de energias para superar este momento de tantas adversidades. Estão a nos consolar pela dor da distância de quem amamos.

É por essas certezas que hoje, individualmente, os filhos e filhas de fé voltam pensamentos e a força do seu coração para manifestar o amor e a gratidão eterna a esse magnífico orixá que a todos protege e abençoa. Formam, assim, uma enorme corrente para homenagear Ogum, o nosso pai, o nosso protetor!

Salve Ogum!
Que sejamos dignos de receber as energias que dele emanam.
Que sejamos abençoados e merecedores da sua misericórdia.
Ogunhê!

Prece de Ogum

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.

Saiba mais sobre Ogum: https://oscaminheiros.blogspot.com/p/ogum.html



Vídeo produzido pelo médium Alex, 
do Centro Espírita Caminheiros de Santo Antônio de Pádua


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre incorporação na umbanda e transe de orixá

Salmo 23 na versão da Umbanda

O fundamento da casinha de Exu