Curso promovido pela Ascap forma a primeira turma

Jovens e adultos empenhados em aprender como melhor lidar melhor com clientes 
“Ando devagar porque já tive pressa/ e levo esse sorriso, porque já chorei demais/ Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe/ eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, eu nada 
trecho da melodia Tocando em frente, do compositor e cantor Almir Sater


EMBORA TENHA sido a trilha musical do encerramento do curso de Excelência no Atendimento Cliente, promovido pela Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (Ascap), entre 14 e 18 de abril. O sentimento despertado pela melodia de Sater estava no ar desde o início da atividade. Foram 20 horas/aula ministradas pelo instrutor José Joaquim Júnior e coordenadas por Wanda Pontes, que marcaram positivamente os participantes, com diferentes graus de escolaridade, mas que, em comum, lidam diariamente com clientes nas suas atividades profissionais. 
O encerramento do curso, com a entrega de certificados aos participantes, na noite de sexta-feira (18) foi um momento de muita alegria e festa. “Quem não se inscreveu ou deixou o curso pela metade perdeu”, disse Sebastião de Sousa Luz, comerciante na Feira do Produtor de Ceilândia. Feliz com a atividade, ele afirmou que aprendeu muito. Como lida diariamente com o público e outros clientes, o conteúdo lhe mostrou como melhor se relacionar com as pessoas dentro e fora do trabalho.
Wanda Cury e José Joaquim Júnior mostraram um jeito simples de como o trabalhador pode interagir melhor com a clientela e, ao mesmo tempo, ajudar a empresa e a si próprio a garantir produtividade e competitividade,  respeitando o cliente, abordando-o com educação e objetividade, além de usar palavras e expressões chaves.
Durante cinco dias, o curso abordou temas como ética, desburocratização, papel do atendente na organização, o ciclo do atendimento, o público cidadão, comunicação, atendimento por telefone e E-mail, uso da informática como ferramenta de trabalho e atendimento à pessoa com deficiência.
Segundo o instrutor Joaquim Júnior, o curso permite  capacitar os participantes para atuação no comércio ou no balcão de um órgão público. Ele garante que quem participa, percebe a diferença na qualidade de seu trabalho imediatamente. Ele se mostrou entusiasmado com o suporte fornecido pela Ascap. O mesmo curso foi realizado em repartições da administração pública do Distrito Federal e qualificado como excelente pelos participantes.
Não faltou quem manifestasse entusiasmo pela conclusão do curso, mesmo não tendo interesse direto por seus conteúdos. Foi o caso de  dona Rosali Terezinha Neuhauser, que, com o filho, Alex, não esconderam sua alegria nas dinâmicas propostas pela dupla de instrutores. “Eu não trabalho no comércio, mas adorei. Achei que foi muito conhecimento passado pelo curso. Foi muito produtivo e a turma reagiu muito bem”.
A pós-graduanda em administração e marketing Renata Cristina de Paula Franciosi, há 15 anos trabalhando com vendas, ela se mostrou surpresa com as respostas que procurava na carreira: “Aprendi coisas que, no dia a dia, a gente acaba esquecendo. Quando eu saio de casa, sempre tenho em mente uma forma de falar que eu aprendi e que não mudava há anos. E aqui no curso, as novas abordagens abriram outros horizontes, realmente enriquecedores”.
Kelson Rodrigues de Sousa, por sua vez, viu o curso como uma perspectiva que se abre em sua busca por crescimento profissional, já que as técnicas de abordagens aos clientes apresentadas no curso, são realmente inovadoras. “O curso veio acrescentar no bom atendimento que a gente procurar fazer no dia a dia do trabalho, tanto na técnica, quanto nas soluções de problemas com clientes”.
“Vim fazer o curso achando que não encontraria nenhuma novidade e que seria mais uma coisa corriqueira na minha vida”, declarou Sandra Rita. Mas, ao receber o certificado, não escondeu que estava surpresa consigo mesma. “Foi tão bom, tão empolgante e tão revelador, que já estou até com saudade. Eu não me lembro de nenhum curso que eu tenha feito que tenha sido melhor do que esse para mim. Teve muitas surpresas. Mexeu muito com nosso intelecto e com a dinâmica que tem dentro da gente, que nem sabe que tem e que se acaba descobrindo na hora. A gente realmente consegue se transformar em uma pessoa melhor. E não só para atender alguém, mas até para entender um familiar, um colega. A gente consegue perceber todos os erros que estava cometendo nessa questão da comunicação entre as pessoas”.

Aprovados no primeiro Curso de Excelência no Atendimento ao Cliente:
» Alex Neuhauser
» Clébio Divino Miguel deMoraes
» Daniella Dias Falcão
» Kelson Rodrigues de Sousa
» Renata Cristina de Paula Franciosi
» Rosali Terezinha Neuhauser
» Sandra Rita Oliveira da Silva Pontes
» Sebastião de Sousa Luz
» Vany Soares de Freitas

MAIS OFICINAS/CURSOS
Estão abertas as inscrições para as oficinas/cursos. Os interessados podem fazer a pré-matrícula pelo e-mail: ascap.cecsap@gmail.com ou de forma presencial na sede da Ascap, na EQNO 1/3, Lote A, Área Especial, Setor "O",Ceilândia, às terça-feiras e às quintas-feiras, das 15h às 18h. A data de início só será anunciada após a formação das turmas. Pelo e-mail, o candidato deverá informar o curso do seu interesse, idade e  telefone de contato, para que seja comunicado sobre o começa das aulas.
Cardápio de cursos
» Produção de Eventos
» Alfabetização de adultos e jovens
» Oficina de crônicas, voltada ao desenvolvimento da arte de escrever
» Artesanato: papel, tapeçaria, produção de velas
» Língua Brasileira de Sinais (Libras)
» Artes Cênicas (teatro) para crianças, adolescentes e adultos
» Edição de vídeos

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