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Mostrando postagens de maio, 2014

Convicção

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O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é. Se insisto em repetir para mim mesmo que não posso fazer uma determinada coisa, é possível que acabe me tornando realmente incapaz de fazê-la. Ao contrário, se tenho a convicção de que posso fazê-la, certamente adquirirei a capacidade de realizá-la, mesmo que não a tenha no começo. As palavras atribuídas a Gandhi são um grande incentivo para a alma que deseja crescer. A convicção íntima determina o mundo que criamos fora de nós, determina o que somos e o que podemos ser. Segundo a definição de dicionário, convicção é essa certeza obtida por fatos ou razões, que não deixam dúvida e não dão lugar a objeções. Poderíamos então questionar: Como posso conseguir tal certeza íntima? Onde posso obter tais fatos, tais razões? Bem, se quisermos começar com os fatos, poderemos fazer um exercício de memória, e lembrar de quantas outras conquistas já fizemos. Poderemos vasculhar no passado, e perceber que somos vitoriosos, pois já sob

Começa hoje o 4º Festival de Cinema Transcendental

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  Causa e efeito , filme do diretor André Marouço, abre hoje o 4º Festival de Cinema Transcendental, que se estenderá até sábado no Cine Brasília. A mostra, organizada pela Estação da Luz, conquista espaço no calendário cultural de Brasília para a exibição de produções de gênero. “Trata-se de um movimento cultural e artístico, que objetiva aliar técnicas e conceitos em busca de uma arte mais voltada à cultura de paz e à religiosidade e que destaca as questões e valores relacionados à vida humana”, explicam os organizadores no texto de divulgação. Em 2014, o evento solidário, com arrecadação de alimentos, não será realizado no Teatro Nacional, como nos últimos anos: ''A mudança para o Cine Brasília foi fantástica. Nosso desejo era realizar o festival lá desde o primeiro ano, mas não foi possível. Sem dúvida, o festival ganha muito com este espaço e o público terá muitas surpresas neste ano'', afirma Lucas de Pádua, coordenador da mostra. O filme Causa e efeito , de

Mobilização contra o racismo e a intolerância religiosa

Amanhã (27/5), às 16h, líderes afrorreligiosos do Distrito Federal e do Entorno voltam à Câmara dos Deputados para prestigiar a oficialização da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades de Terreiros. A mobilização é organizada pelo Fórum Religioso Permanente Afro-brasileiro do DF e Entorno (Foafro), que está convocando todos os adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana (umbanda e candomblé) para apoiar a nova frente. Evento Oficialização da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades de Terreiro Data : 27 de maio de 2014 Horário : 16h Local: Hall da Taquigrafia, Anexo 2 da Câmara dos Deputados

MENSAGEM DO DIA

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Intolerância consentida

Por Rosane Garcia Desta vez, o ataque não partiu dos fanáticos, mas, sim, de um magistrado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Divorciado do conjunto de leis do país, o juiz da 17ª Vara Federal não acolheu o pedido do Ministério Público Federal para que 15 vídeos produzidos por evangélicos e veiculados pelas redes sociais na internet fossem retirados do ar. Os filmetes ofendem os cultos de matriz africana e incitam a violência contra os adeptos e os terreiros. Para justificar a decisão, o titular da 17ª comarca afirmou que tanto a umbanda quanto o candomblé não eram religiões. Mas o conceito de religião ou as práticas constituídas no processo da diáspora dos africanos não era o objeto da ação. Assim, a sentença do magistrado carioca foi entendida pelos movimentos sociais como mais uma manifestação de racismo e de intolerância religiosa. Não se pode crer que ele desconheça a história do país ou que apoie manifestações de grupos neopentecostais que fazem apologi

Câmara oficializará frente de apoio às comunidades de terreiro

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Agressões de juiz desencadeiam iniciativas favoráveis à Umbanda e ao Candomblé. Federação Espírita Brasileira divulga nota de apoio aos umbandistas e candomblecistas O juiz da 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Eugênio Rosa de Araújo, catalisou um fenômeno muito positivo ao afirmar que a Umbanda e o Candomblé não são religiões. Ele conseguiu unir essas vertentes da afrorreligiosidade e ampliar o apoio ao movimento contra a intolerância religiosa. No último dia 21 (quarta-feira), a Federação Espírita Brasileira (FEB) divulgou nota de apoio às religiões de matrizes africanas, “em especial ao Candomblé e Umbanda, no reconhecimento de suas características religiosas e na necessidade de respeito à diversidade religiosa pelos poderes constituídos no dever de garantia da laicidade do Estado”. Clique para ampliar a imagem A FEB alerta ainda que “em um momento que as diversas expressões religiosas se unem para ao diálogo contra a intolerância, imprescindível se faz o repúdio à

A vida não é justa

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Texto de Regina Brett, 90 anos A vida não é justa, mas ainda é boa. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato. Pague o total de seus cartões de crédito, nunca o mínimo. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho. É bom ficar bravo com Deus, Ele pode suportar isso. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário. Quanto a chocolate, é inútil resistir. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a jornada deles. Respire fundo. Isso acalma a mente. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre... Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta. Use os lençóis bonitos, us

Afrorreligiosos protestam contra juiz na Câmara dos Deputados

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Afrorreligiosos na Câmara dos Deputados: protesto contra a declaração do juiz carioca de que a Umbanda e o Candomblé não são religiões B rasília (21/5) - Cerca de 200 pessoas, entre dirigentes de terreiros de Umbanda e Candomblé, simpatizantes e parlamentares, participaram, na tarde de ontem, na Câmara dos Deputados do Toque dos Adjás, uma manifestação de repúdio à decisão do juiz da 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Eugênio Rosa de Araújo. O magistrado não acolheu o pedido do Ministério Público Federal para que fosse suspensa a veiculação de vídeos que satanizam os cultos afro-brasileiros e incitam a intolerância e a violência contra os terreiros. Ele alegou que a Umbanda e o Candomblé não são religiões para justificar a decisão. O protesto foi organizado pelo Fórum Religioso Permanente Afrobrasileiro do DF e Entorno (Foafro). Os Caminheiros de Santo Antônio de Pádua foi representado no ato público pela sua presidente, Creusa Lins. Segundo ela, é fundamental que a Justiça acol

DESAPEGO

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Juiz recua, mas não reforma decisão

No início da noite, o juiz da 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Eugênio Rosa de Araújo, modificou sua opinião a respeito da Umbanda e do Candomblé. No entanto, não reformou a decisão, na qual desconsidera as duas práticas afrorreligiosas como religião. Ele também não atendeu ao pedido do Ministério Público Federal, a fim de que fossem retirados do Youtube todos os vídeos com mensagens que “associam as referidas religiões à figura do diabo e a tudo de mal que ele possa estar ligado, muito embora ‘diabo’ ou ‘demônios’ sequer façam parte do universo das religiões de matrizes africanas. A ação civil pública proposta pelo MPF decorreu de representação da Associação Nacional de Mídia Afro.

TOQUE DOS ADJÁS

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Os adjás vão tocar, nesta quarta-feira (21/5),   para chamar os umbandistas, os candomblecistas, os filhos de fé e os que não têm fé, mas respeitam a diversidade e a pluralidade étnica e religiosa, que tornam o Brasil excepcional.   A partir das 13h, na Câmara dos Deputados, haverá um ato de repúdio à decisão do juiz Eugênio Rosa, da 17ª Vara de Justiça Federal do Rio de Janeiro, que não aceitou o pedido do MPF para retirar vídeos do Youtube que continham mensagens de intolerância contra religiões afro-brasileiras — candomblé e umbanda.  A decisão em primeira instância, publicada no dia 1 de abril de 2014, dizia que "manifestações religiosas afro-brasileiros não se constituem religião”, porque elas não conteriam “traços necessários de uma religião, de acordo com um texto-base,", tais como a Bíblia para os cristãos ou o Alcorão para os islâmicos. O juiz ainda cita " ausência de estrutura hierárquica e ausência de um Deus a ser venerado.  Os adjás vão toc

REFLITA E BOA SEMANA

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Ministério Público recorre da decisão que não considera os cultos africanos como religião

Agência Brasil Rio de Janeiro (17/5 ) - O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) recorreu da decisão do juiz da 17ª Vara Federal do Rio, Eugênio Rosa de Araújo, que negou o pedido de retirada de vídeos com mensagens de intolerância contra religiões afro-brasileiras. O juiz alegou que tais crenças “não contêm os traços necessários de uma religião”, que seriam um texto-base, como o Corão ou a Bíblia, estrutura hierárquica e um Deus a ser venerado. Na decisão, Araújo coloca que “as manifestações religiosas afro-brasileiras não se constituem em religiões, muito menos os vídeos contidos no Google refletem um sistema de crença - são de mau gosto, mas são manifestações de livre expressão de opinião”. No recurso, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jaime Mitropoulos, argumenta que os 15 vídeos em questão caracterizam crime de ódio, pois são baseados na “intolerância e na discriminação por motivos religiosos”, ressaltando que a comunidade internacional “praticame

ESTUDO: O ritual de Umbanda e a diversidade de cultos

“O ritual de Umbanda e a diversidade de cultos — formação da consciência umbandista e a união das desigualdades — a convivência com outras crenças e o preconceito religioso”. Este será o terceiro tema do Estudo Sistematizado de Umbanda, que a instrutora Carla Costa abordará nesse domingo (18/5), das 16h às 17h, na sede dos Caminheiros de Santo Antônio de Pádua. O assunto é muito rico. A Umbanda não tem uma liturgia que seja seguida igualmente por todos os terreiros. Em comum, eles têm a prática da caridade (não cobrar pelos trabalhos realizados) e não sacrificar animais. O sacrifício é adotado no Candomblé. Muitos outros fatores influenciam a prática da Umbanda. Assim, cada terreiros tem características próprias (como as impressões digitais de cada pessoa), que compõem a identidade da casa. Compreender esses fatores é importante para ter respostas ao preconceito e à discriminação existentes contra as religiões de matriz africana, como a Umbanda. Desde o seu surgimento, a Umbanda é

Selo dos Correios homenageia a Umbanda

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Peça traz imagem, em fundo vermelho, do fundador da Umbanda, Zélio Fernandino de Moraes, além de dois atabaques São Paulo - Nesta quinta-feira (15), os Correios deram sequência a série de homenagens e oficializam a colocação em circulação do selo comemorativo em alusão à crença religiosa Umbanda. A cerimônia ocorreu no Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, em São Paulo, com a presença do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, do deputado federal Vicentinho e dos deputados estaduais Gerson Bittencourt, Leci Brandão e Luis Claudio Marcolino, além de líderes religiosos. O selo traz a imagem, com fundo vermelho, do fundador da Umbanda, Zélio Fernandino de Moraes, e destaca dois atabaques, instrumentos musicais utilizados na prática dos rituais e símbolos oficiais da religião. A técnica utilizada foi desenho digital, pela artista Lidia M. H. Neiva. A tiragem é de 600 mil selos, com valor facial de R$ 1,20 cada. Na primeira quinzena de maio, os Correios lançar

O que mais sofremos no mundo!!!

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O que mais sofremos no mundo não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la. Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento. Não é a doença. É o pavor de recebê-la. Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar. Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros. Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo. Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros. Não é a injúria. É o orgulho ferido. Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhes os alvitres. Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências. Como é fácil perceber, na solução de qualquer problema, que o pior problema é a carga de aflição que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós. ( Albino Teixeira – Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier )

Justiça no Rio de Janeiro não considera Umbanda religião

Ministério Público Federal recorre da decisão para retirar do Youtube vídeos sobre intolerância e discriminação religiosas  Rio de Janeiro   (13/5) - Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) recorreu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) contra decisão judicial que desconsiderou as manifestações religiosas afro-brasileiras como religiões e negou o pedido do MPF para que o Google Brasil retirasse do Youtube vídeos de intolerância e discriminação religiosas.  Ao negar o pedido do MPF, a primeira instância da Justiça Federal no Rio de Janeiro considerou que os “cultos afro-brasileiros não constituem religião” e que as “manifestações religiosas não contêm traços necessários de uma religião”. Essas características, na visão do juiz, seriam a existência de um texto base (a Bíblia ou Alcorão, conforme citado na decisão), de uma estrutura hierárquica e de um Deus a ser venerado.  “A decisão causa perplexidade, pois ao invés de conceder a tutela jurisdicional pretendi

Salve o 13 de maio. Salve os pretos e pretas velhas

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Hoje, 13 de maio, comemora-se a edição da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, em 1888, para pôr fim à escravidão no país. A norma arrematou, na prática, as leis existentes, como a Eusébio Queiroz, do Ventre Livre e do Sexagenário, que, respectivamente, proibia o tráfico de escravos e que retiravam do alcance da escravidão as crianças e os adultos com 65 anos ou mais. No Brasil, a escravidão começou no século 16 e perdurou até o fim do 19. Foram pelo menos de 300 anos de obscurantismo. A estimativa é de que 75 milhões de africanos foram vítimas do tráfico de pessoas destinadas ao trabalho forçado. No Brasil, os colonizadores europeus tentaram acorrentar os índios, mas esbarraram na oposição do religiosos católicos.  No entanto, quando eles optaram por explorar os negros, contaram com as bênçãos da igreja romana. Um século depois da abolição da escravatura, em 1988, a Igreja Católica fez uma mea culpa e pediu perdão aos negros por ter apoiado a escravidão. Tortura e a crue

SEMANA DOS PRETOS VELHOS [7]: Mensagem de Pai João de Angola- O mundo não vai acabar

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'O mundo não vai acabar, tá só começandoNêgo presenciou hoje o nascimento de um espírito do bem. Um iluminado, muzanfio. Foi uma festa! Tem gente achando que o mundo vai acabar e, enquanto isso, Deus está trabaiando para tornar o mundo miô (melhor). É muito desperdício acabar um mundo como o nosso. Tem que acabar é a injustiça, a maldade, a sombra da tirania, a corrupção envernizada, a dor das multidões... Tem que acabar é o lamento dos preguiçosos, a covardia dos fortes e a crueldade dos inteligentes sem coração... Tem que acabar é o abuso contra crianças, o fanatismo dos atormentados e o ódio das guerras... Não será preciso exprodir (explodir) a Terra para isso terminar. Hoje nasceu um espírito do bem que vai clarear os caminhos de milhões de pessoas. Enquanto o homem vacila com a ideia do fim do mundo, vamos todos pensar que o trabaio nos espera. O trabaio para criar miores escolas, ampliar os serviços da saúde com humanismo e construir mais ninhos para os nos

SEMANA DOS PRETOS VELHOS [6]: Magia forte, uma história para reflexão

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César enfrentava aquela casa de umbanda havia dois anos: um ano na assistência e outro como cambone de Pai Josias. Era um jovem que amava tanto a religião que professava que, nos últimos três  meses, resolveu participar das reuniões de desobsessões daquela casa de caridade. Naquela gira, entretanto, César demonstrava um semblante preocupado e pesaroso. Percebendo as emoções de seu pupilo Pai Josias chamou-o a sentar-se diante de si. ─ Como é que vai suncê meu fio? ─ Eu até que estou bem vovô, graças a Deus! ─ Então por que este "até" zifio? Tem algo preocupando suncê? César ficou desconcertado, como se estivesse procurando as palavras certas a serem ditas, mas a entidade reforçou o pedido dizendo: ─ Pode falar sem acanhamento nenhum zifio, pois qualquer dúvida no coração não é sinal de vergonha, mas desejo de saber melhor as coisas e o conhecimento é algo muito lindo meu fio, pode fazer perguntador pra nêgo!

FELIZ DIA DAS MÃES

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Feliz Dia das Mães para todas as mulheres, filhos e famílias. Em todas as religiões, credos ou cultos, as mães são especiais e lembradas sempre, não somente uma vez por ano. Elas são presença diária na vida. Os umbandistas têm o privilégio de receber a proteção e o carinho, em todos os momentos, de pelo menos quatro mães, além da biológica: Nanã, Oxum, Iemanjá, Iansã.  Ensinam-nos os mais velhos que as iabás ou orixás femininos estão em todas as fases da nossa vida. Oxum está associada à gestação e ao nascimento. Ela é a grande protetora das crianças nos primeiros anos de vida. As energias de Iemanjá estão também no nascimento. Mas ela rege a fase adulta, quando a pessoa está mais madura e inicia um processo de construção da própria vida. A adolescência fica sob a responsabilidade de Iansã. É ela quem rege essa etapa do crescimento, quando os sentimentos e impulsos ganham contornos mais claros. Nanã lança suas energias generosas na velhice, quando a pessoa e